Desigualdade e pobreza são temas civilizatórios, uma vez que suas consequências impactam em diversas esferas da sociedade, e envolvem questões que mexem com o sentido de humanidade.

Em artigo para a Época, Fernando Schuler, curador do Fronteiras do Pensamento, discute os possíveis direcionamentos desta preocupação: a erradicação da pobreza ou a luta contra a desigualdade.
Desigualdade e pobreza são temas civilizatórios uma vez que suas consequências impactam

O que é mais importante: eliminar a pobreza ou combater os mais ricos?

fronteiras.com
Fernando Teixeira
Kleber Bachiega
Renata Rozzino
Um dos principais escritores israelenses da atualidade, Amós Oz tem uma visão conciliadora do conflito israelo-palestino, ao mesmo tempo em que incentiva em sua obra o pensar contra a corrente. Em artigo especial para o Fronteiras do Pensamento, a professora e pesquisadora Susana Ramos Ventura revisa a obra do autor, próximo conferencista da temporada 2017 do projeto.

Envie sua pergunta até...
View details ⇨
Um dos principais escritores israelenses da atualidade Amós Oz tem uma visão

Envie sua pergunta para Amós Oz

fronteiras.com
Lu Vilella
Rose Moreira
Zilda Kessel
Embora o ser humano viva em busca da felicidade, é nos momentos melancólicos que paramos para refletir, e frequentemente desenvolvemos grande conhecimento sobre nós mesmos. Algumas das obras de criação mais reconhecidas do mundo surgiram da melancolia.

Em vídeo inédito, a psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco fala sobre a necessidade humana da melancolia. Confira!
Embora o ser humano viva em busca da felicidade é nos momentos

Elisabeth Roudinesco - Os benefícios da melancolia

yt2fb.com
Liana Eppinghaus Barbalho Silva Teles
Mara Rubia Oliveira Goulart
Wilson Moreira
Thomas Piketty, economista e professor francês, pautou debates de diversas vertentes da economia mundial após a publicação de O Capital no Século XXI, em 2013. Uma das consequências foi, neste ano, o lançamento da obra After Piketty, em que intelectuais de diferentes áreas discutem as ideias do autor.

Em artigo para o jornal português Diário de Notícias, Maria de Lurdes Rodrigues revisa um...
View details ⇨
Thomas Piketty economista e professor francês pautou debates de diversas vertentes da

Desigualdade, voz, saída e lealdade

fronteiras.com
Wilson Moreira
Luiz Marcelo
Alexandre Henrique Pires
Teórico e crítico da literatura, Terry Eagleton trabalha também em sua obra as preocupações contemporâneas relacionadas à cultura, política e religião.

“O fundamentalismo, de qualquer tipo, é essencialmente um equívoco que se comete quanto à natureza da leitura”, afirma. Para o intelectual, embora devamos ter cuidado com o otimismo, que pode se converter em alienação, é importante mantermos...
View details ⇨
Teórico e crítico da literatura Terry Eagleton trabalha também em sua obra

Terry Eagleton: "O fundamentalismo não é ódio, é medo."

fronteiras.com
Marcus Vinícius Alves
Ezequiel Vander
Pedro Henrique Kaddoum
Ao tratar do consumo, um assunto presente na vida de qualquer pessoa que vive hoje sob a lógica de mercado, há pouco espaço para consensos. Afinal, como apontam Gilles Lipovetsky e Eduardo Giannetti, a questão do consumo é repleta de paradoxos e contradições.

No debate especial realizado entre os dois pensadores no Fronteiras do Pensamento 2017, os conferencistas e o público foram convidados...
View details ⇨
Ao tratar do consumo um assunto presente na vida de qualquer pessoa

Momento Fronteiras: Debate Especial

Para começar a compreender questões existenciais que afligem a maior parte das pessoas, precisamos olhar para a sociedade que temos hoje. O consumo permeia q...

YOUTUBE.COM
Cássia Caboclo
Romualdo Lourençon
Linia Bilac
A literatura é uma das ferramentas de maior potência para cativar o ser humano sobre questões complexas através da arte. David Grossman, um dos mais reconhecidos escritores israelenses, coloca suas próprias experiências no pano de fundo das narrativas literárias, buscando sensibilizar em relação à condição humana.

Em artigo, a jornalista Adriana Carranca - que entrevistou Grossman em 2016 em...
View details ⇨
A literatura é uma das ferramentas de maior potência para cativar o

O inferno dos outros

fronteiras.com
Plácido De Assis Alves
Wilson Moreira
Em seu livro mais recente, Luiz Felipe Pondé trata do marketing existencial. Filósofo, psicanalista e professor universitário, ele é conhecido por suas opiniões controversas sobre o politicamente correto na universidade.

"A única forma de o marketing existencial evitar essa sensação de falsidade é começar a vender o mal-estar, a coragem absoluta de entender que a vida não tem sentido”,...
View details ⇨
Em seu livro mais recente Luiz Felipe Pondé trata do marketing existencial

Luiz Felipe Pondé e a mercantilização dos sentidos

fronteiras.com
Alexandre Botta
Franz Josef Hildinger
Guilherme Lemermeier
Se perguntarmos a várias pessoas o que elas consideram um ambiente agradável para se viver, provavelmente as respostas se repetirão bastante. Lugares limpos, arejados, acolhedores e caminháveis costumam ser consenso entre as pessoas.

Para o urbanista dinamarquês Jan Gehl, autor de “Cidades para pessoas”, o habitat humano é definido por necessidades universais.

Confira o vídeo inédito!
Se perguntarmos a várias pessoas o que elas consideram um ambiente agradável

Jan Gehl - O habitat humano universal

yt2fb.com
Cassia Rosa Nogueira
Alexandre Loco Jose Franco
Suzana Guimarães
Há poucas questões da sociedade atual que o teórico do consumo Gilles Lipovetsky não aborde direta ou indiretamente em sua obra. Num momento político conturbado em várias partes do mundo, com posicionamentos extremistas ganhando popularidade e casos de corrupção sendo denunciados, a exigência de ética e moralidade se tornou central nos diálogos cotidianos.

Para Lipovetsky, esta circunstância...
View details ⇨
Há poucas questões da sociedade atual que o teórico do consumo Gilles

Gilles Lipovetsky: “Vazio de projetos coletivos é preenchido com a exigência de moralidade e de honestidade”

fronteiras.com
Irene Lobo
Laerte Gurgel
Celina Queila
Polêmica em seus posicionamentos, a crítica cultural norte-americana, Camille Paglia é conhecida por suas teorias críticas ao feminismo tradicional. Nesta entrevista, ela fala sobre a predominância de valores femininos em diversos aspectos do cotidiano.

Camille Paglia será a conferencista no Fronteiras Salvador no dia 15 de agosto. Garanta seu pacote de ingressos e participe das três...
View details ⇨
Polêmica em seus posicionamentos a crítica cultural norteamericana Camille Pagli

Camille Paglia: a vitória dos valores femininos

fronteiras.com
Rodrigo Jonas Fragola
Gabriel Rubem
Jaqueline Gomes de Jesus
Na noite da última quarta-feira, Gilles Lipovetsky – filósofo francês, teórico da pós-modernidade e conhecido por seus estudos do consumo – debateu em São Paulo com Eduardo Giannetti – economista brasileiro com diversas obras sobre a identidade nacional.

Durante a conferência, os pensadores apresentaram e discutiram visões diversificadas sobre as questões do consumo e do individualismo...
View details ⇨
Na noite da última quartafeira Gilles Lipovetsky filósofo francês teórico da pós

Em conferência no Fronteiras SP, Giannetti e Lipovetsky debatem a sociedade do hiperconsumo e da leveza

fronteiras.com
Leila Aranha
Davis Schröetter
Olavo Silva Jr.
O movimento de aproximação com a cidade é um valor que muitos urbanistas defendem. Saskia Sassen, referência na área da Sociologia Urbana, aponta a cultura da localidade como forma de fazer esse movimento. Em vez de fortalecer uma grande rede de comércio, por que não consumir produtos feitos por quem está perto de você?

Assista ao vídeo e inscreva-se em nosso canal: [ Is.gd Link ]
O movimento de aproximação com a cidade é um valor que muitos

Saskia Sassen - A importância da localidade

Socióloga holandesa fala sobre a valorização da cultura da localidade, uma bandeira levantada com cada vez mais frequência em debates sobre consumo conscient...

YOUTUBE.COM
Gleise Santa Clara
Fabio Avancini Grisolia
Maria Aparecida Ferreira Carli
Em 2017, o Fronteiras do Pensamento acontece novamente em Salvador, e vai trazer três conferencistas com diferentes trajetórias e olhares sobre o mundo. A programação será composta pelo escritor moçambicano Mia Couto, pela crítica cultural Camille Paglia, e pela ativista de direitos humanos Graça Machel.

Os ingressos são limitados. Confira mais informações e garanta sua participação!
Em 2017 o Fronteiras do Pensamento acontece novamente em Salvador e vai

Fronteiras leva Mia Couto, Camille Paglia e Graça Machel a Salvador

fronteiras.com
Patricia Matheus Ribeiro
Jaciara Correia Poscinio
Clarissa Dantas
Para Peter Burke, historiador britânico, temos hoje uma visão muito mais funcional do conhecimento do que tínhamos antigamente. “O conhecimento se transforma em ferramenta para a vida prática de forma muito mais ágil do que foi no passado”, afirma.

O especialista em história da cultura analisa, em sua nova obra “O que é história do conhecimento?”, as transformações na maneira como o ser...
View details ⇨
Para Peter Burke historiador britânico temos hoje uma visão muito mais funcional

Peter Burke: "Você não sabe mais que seus ancestrais"

fronteiras.com
Plácido De Assis Alves
Wilson Moreira
Raquel Queiroz
Temos cada vez mais ferramentas para nos distrair de nossas dores, mas nossa saúde mental parece piorar conforme o tempo passa. Para Gilles Lipovetsky e Eduardo Giannetti, isso tem relação direta com os hábitos de consumo dos dias atuais.

Na segunda conferência da temporada 2017 do Fronteiras do Pensamento, o filósofo francês e o economista brasileiro participaram de debate especial, com o...
View details ⇨
Temos cada vez mais ferramentas para nos distrair de nossas dores mas

Sociedade do consumo e cultura da leveza são temas de debate especial no Fronteiras do Pensamento

fronteiras.com
Cátia Ceccarelli
Nete Castro
Mario Jorge de Oliveira
Quando lembramos de uma experiência artística marcante, raramente pensamos em algo que nos trouxe um sentimento de paz ou felicidade tranquila. Pascal Bruckner, filósofo francês, reflete sobre o papel da arte na provocação e estímulo do pensamento, e – principalmente - na inquietude humana.

Para o pensador, a felicidade não deve ser o grande objetivo da humanidade. Bruckner falou sobre a...
View details ⇨
Quando lembramos de uma experiência artística marcante raramente pensamos em algo que

Pascal Bruckner – A arte não representa a felicidade

yt2fb.com
Lédio Lima
Claudia Lima
Rui Guilherme
O economista brasileiro Eduardo Giannetti, que participa de debate especial com Gilles Lipovetsky nesta semana, fala sobre o tema de Trópicos utópicos, seu livro mais recente: os tipos de soluções que buscamos para o desenvolvimento do país.

“O Brasil não precisa ter o PIB alemão ou americano para dar condições de vida adequadas para toda a sua população. Temos uma agenda de século XIX que o...
View details ⇨
O economista brasileiro Eduardo Giannetti que participa de debate especial com Gilles

Eduardo Giannetti: "O Brasil não é um país do hemisfério norte"

fronteiras.com
Nesta segunda-feira (05), acontece a segunda conferência da temporada 2017. Gilles Lipovetsky e Eduardo Giannetti participam de debate especial sobre consumo, individualismo e idealização da leveza. O Fronteiras do Pensamento ainda tem disponíveis os últimos pacotes de ingressos para vendas. Informe-se!

Na obra Trópicos Utópicos, publicada em 2016 pela Companhia das Letras, Giannetti trata da...
View details ⇨
Nesta segundafeira 05 acontece a segunda conferência da temporada 2017 Gilles Lipovetsky

Fronteiras Porto Alegre tem últimos pacotes de ingressos disponíveis para venda

fronteiras.com
Graziani Heringer
King Jim
Maria Angela De Paula Dias
Sempre ouvimos que a felicidade está nas pequenas coisas. Mas ainda assim, frequentemente colocamos ela no futuro, junto aos planos grandiosos, ou a desejos que não podemos realizar. Para Contardo Calligaris, a felicidade não deveria ser um objetivo, já que ter uma vida plena envolve, também, a tristeza e a frustração.

"Ter uma vida interessante significa viver plenamente. Isso pressupõe...
View details ⇨
Sempre ouvimos que a felicidade está nas pequenas coisas Mas ainda assim

Contardo Calligaris: não devemos buscar a felicidade

fronteiras.com
Ana Lucia Pires
Laura Isabel Kastner
Niva Filho