O que nos define enquanto sociedade? Quais valores nos unem? O que nos constitui enquanto civilização? Estas perguntas tão urgentes em um mundo tão polarizado são tema do Fronteiras Do Pensamento 2017, mas esta questão não é relevante apenas para os conferencistas deste ano.

No vídeo inédito de hoje, Valter Hugo Mãe, que esteve no projeto em 2015 e 2016, reflete sobre o que nos torna...
View details ⇨

Valter Hugo Mãe - Para nos tornarmos Humanidade

createyoutube.com
Buscar aquilo que nos conecta, que nos concretiza como sociedade, é um dos grandes desafios atuais. Esta é a proposta do Fronteiras Do Pensamento neste ano.

COMEÇA, a partir de agora, a venda dos pacotes de ingressos para a temporada 2017. Escolha sua cidade e garanta sua presença!

Para uma maior facilidade, e sem taxa de conveniência, os pacotes também são vendidos no meio digital, pelos...
View details ⇨
Leonardo Padura Fuentes sobe ao palco do Fronteiras Do Pensamento em agosto, mas já é possível imergir na atmosfera noir e melancólica de uma Cuba após o fim da União Soviética, vivida por um dos seus mais famosos personagens, o detetive Mario Conde. Estamos falando da tetralogia Estações Havana. Assista à série e conheça os livros.

LEMBRE-SE: nesta quarta (22), começam as vendas dos pacotes...
View details ⇨

As quatro estações de Leonardo Padura

fronteiras.com
Duas das mais conhecidas tentativas de unificar Teoria da Relatividade e Mecânica Quântica são a Teoria das Cordas e a Gravidade Quântica em Loop (LQG). As duas teorias, consideradas incompatíveis por seus adeptos, porém, nascem de um problema apresentado pela mesma mente: Albert Einstein, tema deste vídeo inédito com Brian Greene, um dos principais representantes do “time” das Cordas.

Em...
View details ⇨

Brian Greene - Einstein e o espaço-tempo

createyoutube.com
Dietas, desintoxicações, relações virtuais, sem compromissos. Gadgets e tecnologias minúsculos, práticas para relaxar e transcender. A sociedade atual tem a leveza do corpo e da mente com um valor em si, mas, a "vida leve" vem acompanhada por demandas pesadas de manter. Em entrevista, Gilles Lipovetsky analisa a civilização da leveza, tema de sua mais recente obra.

Lipovetsky sobe ao palco...
View details ⇨

Gilles Lipovetsky: A busca pela leveza se tornou uma pesada obsessão

fronteiras.com
Amos Oz é um dos destaques da programação do Fronteiras Do Pensamento 2017. O escritor israelense sobe ao palco do projeto no mês de junho (SP, 26/06; POA, 28/06). Saiba mais sobre os indicados ao Man Booker International e sobre a programação do Fronteiras >> vendas a partir do dia 22/03!

#Fronteiras2017

Amós Oz e David Grossman são indicados ao Man Booker Internacional Prize

fronteiras.com
Chegou o grande dia! Fronteiras Do Pensamento lança a programação de 2017 e traz nomes como Thomas Piketty, Carlo Rovelli, Gilles Lipovetsky, Amos Oz e Martha Nussbaum para debater os valores que, hoje, nos conectam e mediam nossas ações. Conheça os conferencistas desta temporada!

Fronteiras traz Piketty, Lipovetsky, Amós Oz e grandes pensadores para a temporada 2017

fronteiras.com
O que nos define como civilização? O que nos conecta, nos concretiza como “nós"? Chegou o grande dia! Fronteiras Do Pensamento lança a programação de 2017 e traz nomes como Thomas Piketty, Carlo Rovelli, Gilles Lipovetsky, Amos Oz e Martha Nussbaum para debater os princípios que, hoje, motivam nossas opiniões e mediam nossas ações. Conheça os conferencistas!

Fronteiras traz Piketty, Lipovetsky, Amós Oz e grandes pensadores para a temporada 2017

fronteiras.com
O que a metafísica oriental, a literatura de Borges e a física moderna têm em comum? Talvez, uma conclusão nada surpreendente sobre o ser humano, mas também uma curiosidade sobre a natureza que é simplesmente libertadora.

Reflexão sobre o cosmos, a ordem e o caos: vídeo inédito com o filósofo britânico John Gray.

John Gray – O mundo é muito estranho

createyoutube.com
BUROCRACIA, uma questão que atinge tanto os brasileiros, que passou a ser chamada de “burrocracia”. Apelido compreensível, quando observamos a posição do Brasil em pesquisas recentes:
- 181º entre 190 países no ranking do Banco Mundial que mede a facilidade para pagar impostos;
- 29º entre 29 grandes economias, no ranking de encargos trabalhistas elaborado pela Rede Internacional de...
View details ⇨

A lógica infernal da burocracia no Brasil

fronteiras.com
Não sofremos mais de histeria, mas sim de narcisismo. O que esta constatação implica? O que mudou da época do surgimento da psicanálise para cá e o que ela ainda pode nos agregar?

Pela primeira vez, compartilhamos com vocês esta entrevista com Élisabeth Roudinesco para celebrar a digitalização/abertura da coleção de documentos sobre Freud. O imenso acervo foi a base da pesquisa de Roudinesco...
View details ⇨

Das patologias histéricas às narcísicas: o legado de Freud para o mundo contemporâneo

fronteiras.com
A quantidade de neurônios que o cérebro humano tem exigiria que nossa espécie passasse mais de 9h por dia se alimentando para dar conta de tamanho gasto energético. Um tempo precioso que foi poupado graças à eficiência da solução encontrada por nossos ancestrais. Entenda o que torna nosso #cérebro tão eficaz neste #vídeoinédito com Suzana Herculano-Houzel.

INSCREVA-SE em nosso canal: após...
View details ⇨

Suzana Herculano-Houzel – O diferencial da espécie humana

createyoutube.com
As mulheres de Mia Couto transitam do possível ao impossível, da fragilidade à força absoluta. Criador de modelos de superação, o autor é reconhecido por revelar o profundo universo de mulheres que fazem da vida uma travessia. Como pode um homem ser um dos grandes retratistas da alma feminina? Vencendo a si mesmo.

#MaisAssistidos #Reflexãodesábado

Mia Couto - O homem sensível

Mia Couto, escritor moçambicano, nesta entrevista, concedida a Eliane Brum e Raquel Cozer, explica como tornar real uma personagem feminina e conta sobre com...

YOUTUBE.COM
O questionamento das instituições e um abalo sísmico na consciência das pessoas. Frustração, agressividade, sectarismo, a busca por um herói: para onde está indo a sociedade brasileira frente às mais recentes questões políticas do país? Não perca esta entrevista com Renato Mezan.

Renato Mezan: os heróis, os corruptos e a crise do amadurecimento político do brasileiro

fronteiras.com
Do "não pode ser feito" para "o que precisa ser feito e como faremos?". Antigos modelos de gestão focam na impossibilidade de executar demandas da população. Novos modelos focam no diálogo com as pessoas, na educação das comunidades e, principalmente, na busca de soluções rápidas que facilitem e melhorem a vida de todos os cidadãos. Vídeo inédito com um exemplo de novo modelo de gestão,...
View details ⇨

Janette Sadik-Khan - Gestor, aprenda a dizer sim para as comunidades

createyoutube.com
“Ao longo do tempo, passamos por processos que separaram os homens da vida. Os homens ganharam poder, mas esse poder se deu através de separação. Separação da natureza, separação deles mesmos, separação da família e da comunidade.

Como as mulheres foram deixadas para cuidar do sustento, das crianças, da água, combustível, alimento, elas continuaram a ser relacionadas com a vida. Mas, isso não...
View details ⇨
EM DESTAQUE, no | Marcelo Gleiser lança novo projeto de engajamento interdisciplinar para investigar as grandes questões que moveram cientistas, filósofos e teólogos através dos tempos. Não perca esta entrevista com o físico brasileiro. Conheça a iniciativa e os ótimos conteúdos disponibilizados no site do Institute for Cross-Disciplinary Engagement at Dartmouth.

Marcelo Gleiser em busca do desconhecido

fronteiras.com
“De um governo corrupto baseado em apadrinhamento para um governo moderno e impessoal. A resposta é que isso foi apenas fruto da luta política.”

Mais de um século de transformações políticas nos EUA são resumidas a três causas-chave para que o apadrinhamento do final do século XIX começasse a mudar para uma legislação capaz de afastar os riscos das vantagens políticas. Vídeo inédito de hoje...
View details ⇨

Francis Fukuyama – Três elementos para o fim da corrupção nos EUA

createyoutube.com
PRISIONEIROS DA ESPERANÇA, por Mary Robinson | “Aprendi muito com o arcebispo Desmond Tutu. Ele tem sido um grande amigo e mentor. Estive em um painel com ele, em Nova York, e havia uma jornalista moderando nossa discussão. Ela perguntou ao arcebispo: “Por que você é tão otimista?”.

Ele olhou para ela surpreso e disse: “Oh, não, querida, não sou otimista, sou prisioneiro da esperança”. E isso...
View details ⇨